Já estão de volta as aulas no Laboratório AG Percusión

Há um ano, o Rio conta com um espaço totalmente dedicado à percussão flamenca: o Laboratório AG Percusión, localizado na Escuela de Danza Mabel Martín (na Casa de España).

Após o recesso de fim de ano, as aulas foram retomadas no dia 21 de Janeiro com duas turmas aos sábados do módulo básico de Técnica de Percusión Flamenca. Nesse curso, são abordados práticas e conceitos básicos para a execução da arte flamenca e que é necessária tanto para bailaores como para músicos. “Estamos falando de comportamento, estilo de vida e de concepções de estudo. É necessário muita prática e esse curso, se bem aproveitado, é a base para tocar qualquer palo, assim como, trasladar os conhecimentos para a atividade principal: baile flamenco ou música flamenca ou de outros gêneros”, explica Alejo – idealizador do espaço e instrutor dos cursos.

Um aspecto abordado no curso e que é de extremo valor – tanto para bailaores, como para músicos – são as palmas. “Aqui no Rio não temos muito o hábito de estudar palmas”, complementa Alejo, “apenas aprendemos a marcar o ritmo, mas não trabalhamos muito as intensidades, nuances e o sabor”. Os alunos trabalham o ritmo não só no cajón, mas também aprendem a ouvir e entender o compasso e a palmear sobre uma marcação de tempo.

Quem se inscreve no laboratório, tem o apoio de apostilas (quando necessário) e conta com recursos como: disponibilização de músicas e arquivos, apoio áudio visual na dinâmica das aulas e softwares como Musescore 2.0, Vitalloops etc. Em tempos em que tudo o que se busca em termos de conhecimento é encontrado na Internet, essa oportunidade de estar em uma sala com poucos alunos (máximo de 5 por turma) e com um instrutor para tirar dúvidas e corrigir erros é extremamente valiosa.

O módulo de Técnica Básica de Percusión é requisito para a inscrição nas demais turmas e será oferecido ao longo de todo o ano. A partir de março, serão oferecidos cursos por palos específicos (cronograma na galeria de fotos abaixo).

O espaço surgiu da iniciativa do percussionista Alejo em criar um espaço de funcionamento permanente voltado para o estudo, pesquisa e desenvolvimento da Percussão aplicada à linguagem da Arte Flamenca.

A Escuela de Danza Mabel Martín fica na Casa de España, Rua Maria Eugênia, 300 – Humaitá.

Informações: 2536-3150 (ramal 241)
Visite a página do Laboratório no Facebook.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *