Talita Sanchez traz mais uma edição do Ciclo de Estudos Flamencos ao Rio de Janeiro

No próximo mês, Talita Sanchez retorna ao Rio de Janeiro para dar início ao Ciclo de Estudos Flamencos na Sol y Luna Danzas (Tijuca). Esse ano, o curso terá quatro módulos (Março, Abril, Maio e Junho) e terá como novidade a disponibilização da música gravada em estúdio, para que o aluno possa estudar e dançar o baile estudado.

Talita Sanchez no Tablado Flamenco no Rio
Talita Sanchez no Tablado Flamenco no Rio, em 2012 (Foto: Ana Paula Migliari).

Talita desenvolve esse tipo de trabalho desde 2012, quando regressou ao Brasil definitivamente após uma longa temporada na Espanha e no Japão. A motivação para a criação do Ciclo de Estudos partiu da necessidade de desenvolver um trabalho mais profundo com os alunos de cidades onde ela já dava workshops. “Sempre dei cursos e workshops em várias cidades pequenas e grandes capitais, mas sempre cursos rápidos, de dois ou três dias. Eu sentia que os alunos queriam mais e sentiam a necessidade de estudar de forma mais contínua e aprofundada. Surgiu a ideia do Ciclo de Estudos, que varia de quatro a seis meses, com carga horária de seis a oito horas (um final de semana por mês)”, explica Talita.

O primeiro Ciclo de Estudos foi em Belo Horizonte, no Tirititran, e Talita acredita que, nesse formato de curso, o aluno pode ter uma visão mais global, com a oportunidade de estudar diferentes técnicas em um mesmo fim de semana, como por exemplo: técnica corporal, de sapateado, de adereços (castanholas, abanico, mantón e bata de cola). “Essas técnicas são essenciais para aprender o Flamenco como um todo: um pouco sobre a origem de cada palo estudado no ciclo, sua estrutura, a montagem de um baile visualizando o passo a passo da sua estrutura segundo o cante e a guitarra”, afirma Talita. As aulas têm acompanhamento da guitarra flamenca, que colabora na visualização da estrutura do baile e na compreensão das letras – aspectos extremamente importantes no aprendizado dessa arte. “Os alunos podem experimentar cantar o palo estudado, o que é essencial para o entendimento da montagem de um baile flamenco. Além disso, entendemos como é uma chamada, uma letra, um respiro, um apoio, quando usar um arremate ou um marcaje, ou seja, estudamos toda a linguagem do flamenco dentro do palo trabalhado no Ciclo”, complementa.

Segundo Talita, os alunos adoram as aulas porque, na maioria das vezes, não conseguem ter contato com diferentes técnicas e adereços em um curso regular – já no Ciclo, eles podem experimentar várias aulas diferentes. Além disso, o contato com a guitarra flamenca e com o cante é muito motivador. “Eles adoram as aulas teóricas e, quando começamos a desenvolver a linguagem, quando eles começam a preencher e entender uma letra e a chamar o cante, se sentem realmente realizados porque eles estão compreendendo o que, pra mim, é um idioma: o idioma flamenco!”, conta.

O curso, que é voltado para alunos já iniciados no flamenco (do básico ao intermediário) é dividido em: técnica e consciência corporal; técnica de sapateado; técnica de adereços flamencos (castanholas, abanico, mantón ou bata); teoria e estrutura de baile e; montagem do baile escolhido (um palo por ciclo).

Sobre a metodologia do Ciclo de Estudos, Talita explica que escolheu esse formato por sentir que os alunos tinham a necessidade de algo que fosse mais intensivo e, ao mesmo tempo, que pudessem destrinchar as técnicas. “Quando morei na Espanha, estudei na escola Amor de Diós, em Madrid. Lá, nós tínhamos aulas de técnicas variadas e de montagem de cante e achei que funcionava bem. Apliquei esse formato nos meus Ciclos e o resultado tem sido muito positivo”, acrescenta a bailaora, que oferecerá o Ciclo de Estudos também em Brasília e em Ribeirão Preto, além do Rio de Janeiro.

No Rio, os cursos ocorrerão na Sol y Luna Danzas, na Tijuca, e há descontos para quem fizer as inscrições até o dia 20 de Fevereiro. O primeiro módulo acontecerá nos dias 11 e 12 de Março. Informações no flyer abaixo ou pelo whatsapp: (12) 99101-7597.Flyer de divulgação do Ciclo de Estudos Flamencos com Talita Sanchez

Para quem tiver interesse nos Ciclos de Estudos Flamencos de Brasília ou Ribeirão Preto, é só conferir as informações abaixo:

Brasília (clique na imagem para ampliar):

Tali Sanchez em Brasília

 

 

 

 

 

 

Ribeirão Preto (clique na imagem para ser direcionado ao site de inscrições e informações):

Tali Sanchez em Ribeirão Preto

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *